Participação na Audiência Pública de Saúde em Casinhas

Foto retirada do blog Casinhas Agreste

No último dia 17 de maio aconteceu na câmara de Vereadores a 1ª Audiência Pública de Saúde em Casinhas, momento importante de legitimidade da democracia, espaço democrático que oportunizou a população conhecimento e participação. Os cidadãos puderam se expressar e colocar seus pontos de vistas sobre a situação da saúde em nosso município fazendo críticas e questionamentos. 

O gerente da GERES - Limoeiro, órgão que acompanha a saúde na nossa região, apresentou dados importantes sobre a saúde de Casinhas, pontos que precisam melhorar e metas atingidas no ano de 2012. Dentre os dados apresentados destacamos:
- Acompanhamento as gestantes com o pré-natal, onde o nosso município realizou com bastante sucesso, e devemos isso ao trabalho dedicado e comprometido das equipes dos PSFs, enfermeiras, técnicas e agentes de saúde. Como também o trabalho de incentivo ao aleitamento materno.

Como desafio a ser superado o município precisa intensificar o trabalho com exames de prevenção (nas mulheres) e identificação das pessoas hipertensas, entre outros.

Ponto que merece atenção em todo o estado e em nossa cidade, é a falta de médicos. A saúde em nosso país é uma área que precisa de mais atenção, pois vem passando por sérias dificuldades. Medidas urgentes precisam ser tomadas para minimizar esse problema, principalmente nos municípios afastados da capital que passam por sérias dificuldades quanto a permanência dos médicos em seus hospitais e postos de saúde. a Escassez é tanta que, mesmo com salários atrativos, como é o caso de Casinhas, a dificuldade permanece.

Atualmente se fala muito em humanização da saúde, ou seja, o tratar bem, a atenção que as equipes que trabalham com os pacientes precisam oferecer, isso faz uma diferença muito grande. Daí a necessidade de profissionais treinados e comprometidos, pessoas que precisam amar o que fazem, pois na área de saúde isso é muito importante. Seria muito bom se este ponto fosse levado em consideração na hora da contratação de um profissional, ou até mesmo na hora da demissão, pois pessoas dedicadas e comprometidas com o que fazem, são difíceis de encontrar e, infelizmente isso algumas vezes não é levado em conta.

Posteriormente colocaremos o áudio da participação desta vereadora na audiência fazendo sua reivindicação.