DIA DO PROFESSOR


Hoje é o dia dos professores, porque no dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, então nosso Imperador, baixou um Decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pela lei, todas as cidades e vilas seriam obrigadas a criarem suas escolas de primeiro aprendizado. O documento assinado pelo imperador abordava o salário dos professores e até como os professores deveriam ser contratados. O dia do professor virou lei em 1963, por decreto do então presidente João Goulart. Hoje a classe dos professores é tão desvalorizada, tão sofrida. 
Infelizmente no Brasil a educação não é levada a sério como deveria. As escolas públicas não oferecem o ensino que tinham obrigação de oferecer enquanto as particulares formam os alunos que garantirão vaga nas melhores universidades públicas.

Reflitamos sobre as palavras de Carlos Drummond de Andrade que retratam muito bem a realidade de muitas escolas públicas em nosso país:

"O professor disserta sobre ponto difícil do programa. Um aluno dorme, Cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudí-lo? Vai repreendê-lo? Não. O professor baixa a voz, Com medo de acordá-lo."

Apesar de todas as adversidades são profissionais que influenciam, são imitados, admirados ou criticados ou desconsiderados pelo que sabem ou pelo que não sabem, pelo que dizem e como dizem, pelo que fazem e como fazem, pelas oportunidades de aprendizagem que proporcionam ou pela mesmice, pela postura e pelas atitudes ou pela falta delas...
Enfim, ser professor(a) é por 24 horas diárias. 

Parabéns a nós, guerreiros da educação!