Fundo Previdenciário de Casinhas - FUNPRECA

Olá pessoal, resolvi colocar aqui alguns esclarecimentos sobre o Projeto de Lei Nº 012/2013 enviado a Câmara Municipal de Casinhas nesta última sexta-feira (28/06) em sessão extraordinária.

Vamos lá:

Tendo em vista que ficou um valor para a prefeitura repassar para o Funpreca em 2012 e gestão atual quer parcelar este débito, tudo bem ela pode fazer isso, até porque ela precisa se justificar ao tribunal de contas (vale-se dizer que só pode parcelar os encargos patronais pois o que é descontado do servidor é sagrado deve ser repassado fielmente para o fundo). Neste caso o CORRETO é apresentar um PROJETO DE LEI pedindo autorização a Câmara de Vereadores  para realizar este parcelamento onde deve constar, preferencialmente (já que a transparência deve prevalecer em uma administração pública), uma TABELA DE VALORES indicando o valor de cada parcela a ser paga, bem como o período do início e término do parcelamento. Daí quando o tribunal de contas for auditar o FUNPRECA e a PREFEITURA a cerca desses débitos, eles verão o que de fato ocorreu e darão parecer favorável.

O Projeto de Lei enviado a Câmara não apresenta valores e nem define, claramente, os prazos, apenas veio expresso no "art.2º ... das competências após 2012... ", entende-se com isso que os meses dos anos de 2013, 2014, 2015... estarão também inclusos. Muito embora a gestão atual tenha garantido, através da secretária de administração, que os débitos referem-se apenas a 2012. Mas porque não colocaram assim expresso na referida Lei?

Tenho a impressão de que este projeto que foi apresentado à Câmara e que, infelizmente foi aprovado, é uma forma de MAQUIAR uma situação atual que está ocorrendo em 2013. A prefeitura pode não está pagando as obrigações patronais desde  janeiro até agora e está usando alguns meses de 2012 para encobrir a realidade atual. Se a gestão atual que fazer isso que faça de modo TRANSPARENTE para o povo entender o que está acorrendo e também para o tribunal de contas perceber e ficar claro o que ficou de débito do ex-prefeito e o montante do débito que a prefeitura atual está começando a montar, diga-se de passagem, “mais uma vez para os futuros prefeitos pagarem”, assim como aconteceu no passado.

QUAL O SALDO ATUAL DO FUNPRECA?
QUEM É O CONSELHO QUE ESTÁ CUIDANDO DO DINHEIRO?

Pessoal, o saldo que ficou em dezembro de 2012 era na ordem de quase SEIS MILHÕES DE REAIS.

COMO ANDAM AS CONTAS DO FUNPRECA? Preocupou-me saber que o gerente deste fundo o Sr. Luiz Fernandes, quando fui procurá-lo, não soube me dizer quanto entrou neste fundo no período de janeiro até agora. CUIDADO COM ESSE DINHEIRO!

Como o projeto foi APROVADO pela MAIORIA DOS VEREADORES (apenas três votaram contra: Eu, Marcelo e Maria Pires) sem que fosse feita nenhuma alteração (eu solicitei a secretária de administração que colocasse valores e período do parcelamento, mais isso não ocorreu), quando for sancionado pelo executivo que, com certeza fará isso o mais rápido possível, a Câmara deu livre poderes a prefeitura para parcelar e reparcelar débitos ao “bel prazer” da gestão. Isso foi o que ocorreu. As vezes penso que muitos vereadores não têm noção do tamanho da sua responsabilidade e seu papel enquanto legislador.

Quero deixar claro que solicitei cópia da ata desta reunião e do projeto quando for sancionado para enviá-lo ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas afim de que eles vejam o que está sendo realizado na Câmara Municipal de Casinhas que vem contrariando o que orienta os instrumentos legais.

FICAM AS DICAS DE UMA VEREADORA ATUANTE E QUE ESTÁ DE OLHO QUANDO O ASSUNTO É LUTAR PELOS DIREITOS DOS SERVIDORES DO NOSSO MUNICÍPIO.


VERÔNICA GERIZ


ATENÇÃO SERVIDORES PÚBLICOS DE CASINHAS !
Acompanhar e fiscalizar o Fundo  Previdenciário é garantia de uma aposentadoria menos sofrida. Não deixem que o FUNPRECA fique como o INSS: sufocado em dívidas